quarta-feira, 19 de março de 2008

Efeito estufa

Que tal começar a mudar nossos hábitos para tentar diminuir o efeito estufa e evitar o aumento do buraco na camada de ozônio?

Comprar menos água engarrafada -- 150 bilhões de litros de água engarrafada são vendidos todos os anos e parte dessa carga percorre longas distâncias --,
Comer menos carne, porque 18 por cento dos gases do efeito estufa vêm da atividade pecuária
Optar por lâmpadas que consomem menos energia.
Viajar menos de avião e permanecer mais tempo nos locais que se visita
Não deixar os aparelhos elétricos no modo "stand by"
Não acelerar demais quando ao volante de um carro ...

Essas propostas estão em uma lista, no Novo guia climático alerta sobre aquecimento global de Robert Henson, jornalista especializado em questões climáticas e autor do "The Rough Guide to Climate Change".

"Isso é um exemplo clássico de uma questão na qual dificilmente haverá um resultado imediato. Em alguns casos, as ações realizadas agora só produzirão efeitos dentro de décadas".

"A conclusão disso é que temos de nos satisfazer com o que é possível e fazer as coisas que, segundo sabemos, ajudarão no longo prazo, mas que oferecem pouca recompensa imediata".

"Um exemplo é o uso de lâmpadas mais econômicas. Isso ajuda no longo prazo, é um símbolo visível de que estamos fazendo alguma coisa e diminui os gastos mensais com o consumo de eletricidade".

Nenhum comentário: